Páginas

Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de maio de 2010

Mourinho, O especial 1

Eu não entendo muito de futebol. Acho (já achei mais) o Mourinho arrogante. A imagem que passou em Portugal foi essa. Mas a imagem não é o Homem.
Tenho de lhe prestar a minha homenagem, ele sabe o que quer e mais do que isso consegue atingir os objectivos com sucesso.
Mesmo não sabendo nada de futebol, consegui entender que nos dois ultimos jogos (Barcelona e Bayern) a defesa funcionou em pleno. E quando não se deixam meter golos nunca se perde, quanto muito se empata.
Mas se além de se defender de forma suprema ainda se conseguirem uns golos (oportunidades) então ganhamos o jogo.
O futebol não é patinagem artistica, tem regras bem definidas e não tem um jurí a apontuar. Apenas se resume a não perder e de preferencia GANHAR.
Mourinho sabe o que quer, tem objectivos bem definidos. Tem uma estratégia e tem a táctica. A táctica que se molda e muda em cada jogo. Trabalha muito, sabe estudar o adversário e estimular a sua equipa. E a sua equipa são os jogadores, os dirigentes e o público (E ele e os seus adjuntos). Todos ficam a ganhar. Por isso todos o querem e mesmo os que o não o gramam tem de lhe tirar o chapéu.
Mourinho tém um objectivo. Ser o melhor treinador de futebol. E a sua estratégia de carreira passa por conquistar o topo num clube e depois mudar de objectivo para conquistar o topo noutro clube. E um dia como cereja no cimo do bolo ser o selecionador de Portugal ... assim o consigamos cativar.
Ah, é verdade, e o mais importante é a sua capacidade de motivar. De se auto-motivar e de fazer com que os outros também acreditem que conseguem.
Parabéns Mourinho. A sorte dá muito trabalho...

Sem comentários:

Enviar um comentário