Porquê?
Da mesma forma que hoje temos internet onde antes tínhamos apenas o telefone. Ou temos CDs onde antes tínhamos discos de vinil. É a evolução tecnológica. O analógico está a dar lugar ao digital. Apenas os sinais de transmissão são analógicos os conteúdos vem codificados em linguagem binária. Um mar de bits!
Temos de mudar?
Neste caso temos de mudar até 2012 altura em que os actuais sinais analógicos vão ser desligados.
O que tenho de fazer para receber a TDT?
Para ter acesso à TDT basta passar a descodificar o sinal digital usando uma TV com descodificador DVB-T e com a norma MPEG4/H.264 (atenção pois existem vários modelos de TV que apenas descodificam a norma MPEG2) ou um descodificador que se liga entre a antena de TV e a TV (por exemplo o que já existe no MEO ou ZON).
Desvantagens:
Temos de gastar algum dinheiro para adquirir equipamento que tenha capacidade de fazer a descodificação.
Vantagens
Passo a citar o que está escrito no site da ANACOM:
“
O processamento e a transmissão de sinais sob a forma digital apresentam diversas vantagens em relação ao formato analógico, que possibilitam aos operadores de televisão a disponibilização de mais e melhores serviços aos seus clientes, nomeadamente:
Melhor qualidade da imagem (incluindo 16:9) e do som (e.g. Dolby Digital 5.1));
Interactividade, criação de condições para o aparecimento de novos serviços e o acesso a mais informação;
Compatibilidade com os computadores e a Internet;
Televisão de alta definição (HDTV);
Convergência multimédia, uma vez que o formato digital permite a transmissão de dados, voz e imagem num mesmo suporte.
Para além destas vantagens, a televisão digital terrestre, ou seja, a televisão digital através da plataforma terrestre, apresenta benefícios adicionais, como sejam:
O acesso gratuito para a generalidade da população nacional, no mínimo, aos canais de televisão emitidos através do actual sistema analógico terrestre (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI em todo o país e RTP Madeira e RTP Açores em cada uma das Regiões Autónomas) e ainda a um novo canal, cujo concurso público de licenciamento foi lançado em 31 de Outubro de 2008, com a publicação da Portaria n.º 1239/2008;
A maior dinamização, pela cobertura e popularidade do sistema terrestre, do desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento;
Um maior estímulo da indústria portuguesa de conteúdos, aplicações e equipamentos;
A promoção da concorrência no sector das comunicações electrónicas através da emergência de uma plataforma alternativa para acesso, nomeadamente, a televisão digital;
Uma mais eficiente utilização do espectro radioeléctrico, com a consequente libertação das frequências usadas pelo actual sistema analógico, a concluir desejavelmente até 2012, conforme preconizado ao nível comunitário.
”
Para saber mais sobre a TDT consultar:
http://tdt.telecom.pt/
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=297615&themeMenu=1#horizontalMenuArea
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário